Faça AQUI o teste de
Controlo da sua Asma

Opinião dos Especialistas

Vencer a asma – a importância de uma campanha de sensibilização

“Um doente informado, capaz de controlar a sua doença, é um agente de mudança: da sua vida, da vida dos que lhe estão próximos e do entorno em que se insere.”

Eduardo Pinto Leite, Responsável da GSK em Portugal, companhia farmacêutica parceira da Campanha Vencer a Asma

A asma em números

A asma é uma doença respiratória muito frequente com impacto importante na qualidade de vida e potencialmente grave.

João A. Fonseca, Imunoalergologista, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigador no CINTESIS e Vice-Presidente da SPAIC

A importância do controlo da asma para uma vida sem limitações

O objetivo deste tratamento é ter um bom controlo dos sintomas, que permita ao doente asmático manter uma vida normal, sem se sentir limitado na sua atividade diária.

Filipa Todo Bom, Médica Pneumologista no Hospital Beatriz Ângelo

Comunicação. É a "pedra de toque".

A asma é uma doença crónica muito prevalente, constituindo um problema de saúde pública do lactente ao adulto idoso. Em Portugal, cerca de um milhão de habitantes sofrem com esta doença.

Mário Morais de Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos

Podemos medir a asma!

Asma é uma doença respiratória crónica muito frequente que afeta indivíduos de todas as idades e causa um elevado nível de incapacidade e limitação para as pessoas com asma. Sabemos que um grande número de asmáticos não estão controlados, apesar de existirem presentemente múltiplos e efetivos tratamentos para alcançar e manter o seu controlo total por prolongados períodos de tempo e evitar o risco futuro de agravamento da doença, de complicações, de internamentos ou de mortalidade.

Rui P. Costa, Especialista em Medicina Geral e Familiar na Sãvida, Porto, Coordenador do RESP

Consulte-nos, pela sua saúde

Um olhar profundo sobre a asma em Portugal

A Fundação Portuguesa do Pulmão tem vindo, ao longo dos últimos anos, a fazer análise independente dos dados da asma e outras doenças respiratórias disponibilizados pelas entidades públicas nacionais.

José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão

Importância da adesão à terapêutica no Controlo da Asma

A asma é um problema a nível mundial estimando-se que afete cerca de 300 milhões de indivíduos. No nosso país calcula-se que a asma atinja cerca de 1 milhão de portugueses (Inquérito Nacional da Prevalência da Asma).

Rita Gerardo, Médica Pneumologista no Centro Hospitalar Lisboa Central, Hospital de Santa Marta

Conselhos do Farmacêutico ao Asmático

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, que não se pode prevenir na maioria dos casos, mas pode ser controlada em 90% dos doentes, recorrendo a terapêutica específica ou a medidas não farmacológicas, possibilitando qualidade de vida e bem-estar.

Anabela Madeira, Gestora de Serviços, Departamento de Serviços Farmacêuticos, Associação Nacional das Farmácias

Asma na primeira pessoa

“A asma não me controla”

A asma tem-me acompanhado desde o nascimento. Literalmente desde o nascimento, dado que a minha mãe foi ao hospital com uma crise de asma e eu resolvi aproveitar a estadia e nascer. Já lá vão 39 anos e desde então mantenho uma relação com a asma.

Luís Araújo, Imunoalergologista do Instituto CUF Porto e vice-presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos

A importância da consulta de Imunoalergologia

Com o aumento das doenças alérgicas nas últimas décadas, a especialidade de Imunoalergologia tem tido um papel fundamental no acompanhamento e tratamento dos doentes com asma alérgica. Estima-se que as patologias alérgicas afetem cerca de um terço da população em Portugal e de acordo com dados atuais 25% dos portugueses têm rinite, 18% têm conjuntivite e cerca de 7% têm asma. Há uma forte associação da rinite alérgica com a asma em todas as idades, cerca de 80% dos asmáticos têm rinite e 40% dos doentes com rinite sofrem também de asma. As alergias alimentares são também cada vez mais frequentes, afetam cerca de 8% das crianças e 5% dos adultos.

Elisa Pedro, Chefe de Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). Presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – SPAIC

GSK e a inovação ao serviço do doente asmático

A missão da GSK é melhorar a qualidade da vida humana no sentido de permitir às pessoas fazerem mais, sentirem-se melhor e viverem mais tempo. Colocamos o doente no centro de tudo o que fazemos e, como líderes na área respiratória, estamos empenhados em melhorar a vida dos doentes.

Eduardo Pinto Leite, Responsável da GSK em Portugal

PRT/AST/0002/17l Data de preparação: Julho 2017